O Archer AX53 da TP-Link é perfeito para quem busca uma conexão Wi-Fi 6 com alta velocidade e estabilidade sem gastar muito. Este modelo é uma excelente opção para a internet residêncial, prometendo uma navegação fluída e rápida, que atende bem a diferentes tipos de uso.
O design do AX53 é compacto e segue o padrão de modelos anteriores como o AX23 ou AX50, o que é ótimo para quem não quer um aparelho que ocupe muito espaço. Uma vantagem deste modelo é que ele não esquenta muito, mesmo após um longo período de testes contínuos com muitos dispositivos conectados simultaneamente, demonstrando apenas um aquecimento leve.

Especificações técnicas do AX53
Confira as principais características do Roteador Wi-Fi TP-Link Archer AX53:
- Padrões de conexão sem fio: Suporta Wi-Fi 6 com bandas 5 GHz (IEEE 802.11ax/ac/n/a) e 2,4 GHz (IEEE 802.11ax/n/b/g).
- Velocidades Wi-Fi: AX3000, oferecendo 2402 Mbps em 5 GHz e 574 Mbps em 2,4 GHz.
- Alcance do sinal: Equipado com 4 antenas externas de alto desempenho.
- Processador: CPU dual-core com NPU dedicado (Unidade de Processamento Neural)
- Portas Ethernet: Dispõe de 1 porta WAN Gigabit e 4 portas LAN Gigabit.
- Segurança: Inclui criptografia WPA3, Firewall SPI e HomeShield para segurança de rede.
- Administração: Gerenciável localmente e via aplicativo Tether.
- IPv6: Totalmente compatível com IPv6.
- Características adicionais: Inclui OFDMA, Beamforming, rede para convidados e suporte a VPN.
o Archer AX53 possui uma CPU Qualcomm dual-core semelhante ao usado no AX55. Embora seja apenas dual-core, ele vem com um NPU (Unidade de Processamento Neural) dedicado separado para acelerar as tarefas de rede.

Ele pode ser facilmente instalado na parede ou no teto, o que é uma ótima opção para quem precisa centralizar o roteador para melhor propagação de sinal pela casa.

Sobre sua velocidade de conexão
Com o Archer AX53 você poderá obter desempenho Wi-Fi 6 confiável e consistente. Em testes realizados consegui testes de velocidade no Wi-Fi um pouco superior a 820 Mbps, claro, usando o 5GHz e com uma curta distância do roteador com uma conexão de Internet da TIM fibra de 1 Gbps.
Seu desempenho é considerado bom, a quantidade máxima de dispositivos suportados simultaneamente não é informada pelo fabricante, porém estima-se que este número supere tranquilamente mais que 50 dispositivos, o que já é muito mais que suficiente para a maioria das residências familiares.
Suporte a 160 MHz no AX53
Este roteador traz suporte ao modo Wi-Fi 6 de 160 MHz, elevando significativamente a velocidade de conexão para dispositivos compatíveis, como notebooks com adaptador Intel Wi-Fi 6. Testes mostram que a ativação do modo 160 MHz pode aumentar a velocidade em até 20%, oferecendo uma experiência de navegação, streaming, jogos, e tarefas pesadas de forma mais rápida e eficiente.
Entenda mais sobre roteadores com 160 MHz.
Sobre o alcance do sinal Wi-Fi
A TP-Link não fornece uma estimativa específica da área de cobertura do Archer AX53 em metros quadrados, falam que pode cobrir “até 3 quartos de uma casa”, o que é bastante vago. A extensão efetiva do sinal Wi-Fi pode variar, influenciada por vários elementos como estruturas físicas, materiais usados na construção e interferências eletromagnéticas.
No entanto, as quatro antenas externas do dispositivo contribuem para um alcance e cobertura ampliados do sinal. Com base em testes e a depender da disposição do ambiente doméstico, é possível que o roteador cubra uma área de até 300m², dependendo da localização e configuração do roteador na casa.
O Archer AX53 é OneMesh
Tem compatibilidade OneMesh, que permite criar uma rede Wi-Fi mesh contínua emparelhando-a com outros extensores OneMesh ou criando um backhaul com fio usando outro roteador OneMesh.
O TP-Link Archer AX53 pode ser integrado a um extensor de sinal OneMesh para ampliar a cobertura Wi-Fi em casas ou escritórios. Utilizando tecnologia de rede mesh, como roaming sem interrupções e orientação de banda, o extensor OneMesh oferece uma conexão mais estável do que extensores Wi-Fi convencionais.
Isso garante uma conexão estável e consistente usando apenas uma rede Wi-Fi, eliminando zonas mortas e proporcionando experiências de roaming tranquilas.
Para melhor eficácia, recomenda-se usar o Archer AX53 com extensores Wi-Fi 6 OneMesh como o RE505X ou RE605X. Contudo, o Archer AX53 não se conecta a outros roteadores OneMesh sem fio, nem a sistemas Deco Mesh Wi-Fi, pois estes utilizam tecnologias diferentes.
Agora os roteadores OneMesh são EasyMesh, isso significa que você poderá juntar 2 ou mais roteadores do mesmo modelo, ou até mesmo de outros modelos e marcas diferentes que possuem tecnologia EasyMesh para montar uma rede única Mesh!
➡️ Roteadores OneMesh para EasyMesh via Atualização de Firmware
Conta com funcionalidades de segurança
O Archer AX53 enfatiza a segurança da rede. Ele incorpora a criptografia WPA3 para proteção avançada de dados, tornando mais difícil para intrusos acessarem suas informações.
O roteador também possui um firewall SPI para defesa contra ameaças externas e um sistema de controle de acesso, permitindo que você determine quais dispositivos podem se conectar à sua rede.

HomeShield Pro
O Archer AX53 também inclui o HomeShield Pro da TP-Link, um pacote de segurança avançado que protege contra malware e oferece controle parental. Esta funcionalidade assegura uma navegação segura na internet para todos os usuários da rede.
Para famílias, o controle parental do HomeShield Pro é particularmente útil. Permite bloquear conteúdos indesejados, estabelecer limites de tempo de uso e definir horários para acesso à internet, criando um ambiente digital seguro para crianças.
Rápido e fácil de configurar
A configuração do Archer AX53 é projetada para ser simples e rápida, ideal para usuários de todos os níveis de experiência. Ele vem com um guia de início rápido para auxiliar na instalação. Além disso, o aplicativo TP-Link Tether, disponível para Android e iOS, facilita a gestão do roteador, permitindo ajustar configurações e monitorar a conexão facilmente pelo smartphone ou tablet.
Para opções mais avançadas, o Archer AX53 possui uma interface web que oferece um gerenciamento detalhado da rede através de qualquer navegador, podendo ser acessado pelo ip da rede, seguido de login e senha.
Então, vale a pena comprar o ax53?
Então, como já falado durante o decorrer do artigo, este é um Wi-Fi 6 com bom custo benefício, você consegue encontrar ele abaixo de 500 reais, por ser um AX3000, ele consegue suportar planos de internet de até 900 mega, porém caso você não tenha essa velocidade toda contratada, você pode optar pelo AX23, que é tão bom quanto, mas por ser um AX1800, é ideal para velocidades de até 600 mega, o que pode ser ideal para muitas pessoas, com o benefício de estar pagando mais barato.
Outro ponto, é que o Archer AX53 não vem com porta USB, o que significa que não suporta compartilhamento de arquivos USB pela rede para dispositivos conectados.
Caso você sinta necessidade de ter uma porta USB, este já é um ponto negativo, ai eu já te indico o Archer AX73, que já vem com USB e aguenta velocidades no Wi-Fi de até 1 giga no 5GHz, por ser um AX5400.
Mas caso não faça questão do USB, tenha uma internet acima de até 600 mega, e quer pagar barato em um roteador de boa marca já com Wi-Fi 6, acredito ser de verdade uma ótima opção!
Resumo das velocidades
AX72/AX73 = Velocidade até 1 giga no Wi-Fi
AX53 = Velocidade até 900 mega
AX23 = Velocidade até 600 mega
AX10 = Velocidade até 600 mega, melhor custo-benefício, porém sem algumas funcionalidades.
Paulo, boa tarde!
Obrigado pelo conhecimento passado e riqueza em detalhes. Gostaria de pedir sua ajuda em uma dúvida…
No local que trabalho estamos realizando uma modificação na rede, é um prédio com corredor cerca de 80m livre com várias salas (e subsalas) pelas laterais.
Tenho 3 dispositivos: 2 AX72 e 1 AX53.
Estou pensando em fazer uma rede mesh via cabo entre os 3 dispositivos ao longo do corredor (início, meio e fim) para melhorar o sinal para as pessoas que ficam dentro das salas.
Qual ordem você acharia melhor colocar?
– Início: AX72 (primário) -> Meio: AX72 -> Fim: AX53 [Opção 1]
ou
– Início: AX72 (primário) -> Meio: AX53 -> Fim: AX72 [Opção 2]
O início e final do corredor são os locais que tem as salas com maior quantidade de pessoas (por isso penso na opção 2) porém, tenho receio que o AX53 no meio impacte negativamente no desempenho da rede.
Obrigado pela atenção!
Outro detalhe que esqueci de mencionar é:
Seria melhor o equipamento que ficará no final ter o cabo ligado ao primário, ou posso fazer em cascata (a conexão vir do equipamento que ficará no meio)?
Att,
Qual a diferença entre AX53 e o EX511, pensando em desempenho e em número de dispositivos conectados (tomadas inteligentes, ar condicionado e etc…)?
Boa pergunta. Também quero saber. Tenho um ex511 e ele não é compativel com extensor. Esta faltando pouco para colocar o firmware do ax53 para ver se roda
Comprei um seguindo sua indicação e me surpreendi com a qualidade, tudo funciona muito bem e o sinal é forte, valeu a pena.
Hamilton, fico alegre de ter ajudado você nessa missão, obrigado pela confiança! 🙏